Prof. Dr. Régis Rasia.
Doutor em Multimeios pela UNICAMP e Mestre pela mesma instituição.
Pós-graduado em Artes Visuais: Cultura e Criação SENAC-RS.
Formado em Comunicação Social: Publicidade e propaganda pela UNIJUÍ.
Dedica-se ao ensino de graduação no bacharelado em Audiovisual da UFMS, ministrando as disciplinas de animação, edição, montagem e pós-produção audiovisual.
Concentra projetos de pesquisas sobre o cinema brasileiro, cinema experimental e filme-ensaio.
Coordena o projeto de pesquisa "Arqueologias do experimental na animação e passagens para o filme-ensaio", abordando estudos das formas da animação experimental e ensaísticos, que busca compreender as características e técnicas específicas, além de uma análise arqueológica de questões estéticas, narrativas e conceituais presentes nesse tipo de produção. A pesquisa examina os movimentos cinematográficos, principais realizadores que contribuíram para o desenvolvimento do campo. Investiga a abordagem do documentário na animação, especialmente a abordagem da "realidade" por meio de registros visuais, reflexões sociais e experimentações formais, buscando compreender a forma de expressão que transcende a ficção. Por fim, o estudo visa compreender o cinema de animação como um campo artístico consolidado, diverso em suas formas de expressão linguística com a imagem e o som, estabelecendo um contraponto ao cinema de animação comercial vinculado às bilheterias e grandes estúdios, distanciando-se da perspectiva da indústria cinematográfica tradicional.
Coordena o projeto de extensão vinculado às "Oficinas de animação nas escolas" através da cooperação técnica entre UFMS e IFMS no espaço pertencente ao Núcleo de Animação e Roteiro do IFMS – NuAR. O projeto trata de realizar laboratórios de criação itinerantes, que podem ser aplicados em escolas públicas e centros culturais da região. O projeto busca vivenciar o processo de produção de um vídeo animado com os alunos e alunas integrantes da proposta, versado em um exercício parcial de realização (cenas, sequências ou narrativas), sob a exploratória de Técnicas de Animação acompanhados por monitores do audiovisual da UFMS e professores do IFMS.
Coordena o projeto de extensão "Ciclo de Exibidinhas", que tem por finalidade organizar exibições e debates sobre o labor audiovisual vinculado às obras artísticas desenvolvidas pelos alunos e alunas do curso. O projeto visa atender as demandas da curricularização da extensão, tornando o aluno protagonista e agente ativo das ações do projeto, além de constituir um inventário e repositório dos trabalhos dos alunos e alunas através da exposição dos processos criativos audiovisuais acadêmicos.